Bem , faz tempo que não posto algo com a Yeszinha , já expliquei o motivo nos posts anteriores. Fiz alguns ajustes na moto e ela está de volta á ativa =)
Este fim de semana cogitei a possibilidade de ir a extrema já que minha namorada e eu estamos precisando ir a loja da Centauro , e estava acontecendo também o encontro de motociclistas de lá. Queria muito ir mas o tempo indefinido ajudou a não nos dar tanta confiança, já que pegar a Rod. Fernão Dias com moto 125cc com garupa e chuva é complicado , até pensamos em ir de carro mais acabou que decidimos ficar por aqui mesmo.
Já no Domingo (28/09) fomos ao Serras Sul Shopping para almoçarmos e na volta resolvemos passar para conhecer algo que já pretendíamos há bastante tempo. Apesar de estar sempre visível a todos que passam pelo trevo da Avenida Perimetral e a Rod. JK próximo ao Km 104 , A Maria Fumaça de Pouso Alegre vem sendo esquecida e mal tratada pelo tempo e pelos vândalos.
Apesar de ser tombada como um Patrimônio Municipal , a pequena Maria Fumaça repleta de histórias e de muita tradição vem sendo esquecida pela sociedade.
Recentemente , mais precisamente no ano passado se iniciou uma projeto da Prefeitura de Pouso Alegre para reforma e restauração da Maria Fumaça , com recursos do Fundo Estadual de Cultura e dos cofres públicos , mas esta acabou sendo retardada por um incêndio que atingiu dois vagões da locomotiva.
Hoje a Maria Fumaça está restaurada, porém seus 4 vagões e uma cabine ainda estão largados como "ferro velho" ao tempo. A estação - que poderia ser um local que contasse a história da Maria Fumaça não só em seu contesto municipal mais nacional - também está destruída.
Esperamos que a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre continue com o projeto e que reforme também a estação e o possível nos vagões , e mais que isso que seja investido na segurança destes patrimônios tão ricos da cidade, Pois nada adianta reformá-los e deixarem ao léu nas mãos de vândalos.
Demorei muito pra ir lá conhecer a Maria Fumaça, mas pretendo ir mais vezes e convido a todos que forem ler o blog a visitá-la também registrando e compartilhando em redes sociais e em conversas a importância deste patrimônio , talvez assim seja cultivado esse sentimento de valor da história de nossa Pouso Alegre que a cada dia cresce mais e acaba com isso deixando de lado peças vivas da nossa história.






































