sexta-feira, 31 de outubro de 2014

PASSEIO EM POÇOS DE CALDAS/MG

Bom dia!
Há alguns dias atrás fiz um passeio bem legal!

Descanso seria a palavra de ordem para os viajantes que chegam a Poços de Caldas, bucólica estância hidromineral no Sul de Minas. Suas águas - com propriedades alcalinas , sulfurosas, radioativas e termais - convidam a relaxantes passeios percorrendo as dezenas de fontes e cachoeiras espalhadas pela cidade. Além de vários outros pontos turísticos a cidade é muito visitada por turistas de todo o Brasil.
Poços de Caldas fica á mais ou menos 110KM de Pouso Alegre , nesta viagem fomos de carro , utilizando a BR459, a estrada é tranquila e sem complicações para se chegar até lá.




No caminho paramos na Pedra do Mirante próximo a cidade de Ipuiuna - Terra da Batata - , vale a pena tirar algumas fotos.









Com as fotos tiradas e um lanchinho em Ipuiuna , partimos até nosso destino.
Poços de Caldas como já disse é uma cidade turística , segundo alguns amigos meus que conhecem bem a cidade , seria possível enumerar uns 13 pontos de importância de visita na cidade. Porém como ficamos um dia apenas na cidade visitamos 5 , mas assim que possível voltaremos para ir em outros pontos da cidade.
Antes de falar sobre os pontos turísticos que visitamos , nós também fizemos um passeio no Shopping de Poços de Caldas e visitamos também o museu itinerante que lá estava.









FONTE DAS ROSAS

Inaugurada em 1966, a Fonte das Rosas, localizada na Praça Brasil, concretiza o adjetivo que Poços recebeu naquela época: Cidade das Rosas. Ela encanta pelas 40 combinações de água e luz, projetadas com filtros coloridos, associadas aos conjuntos de gás néon e sonoro. Infelizmente como não estava funcionando no momento em que a visitamos , talvez por ter sido durante o dia...



FONTE DOS AMORES.

Criada em 1929, aproveitando os recursos naturais da Serra de São Domingos (ponto já conhecido do Blog =] ), a Fonte dos Amores atrai pelo ar romântico. Um tênue véu de água cai de grande altura pelos degraus de pedra no meio de um bosque. Destaca-se, no meio dos arbustos e bela vegetação (é possível encontrar vários macacos durante o passeio =] ) a estátua em mármore de dois jovens abraçados, retratando o amor, esculpida pelo italiano Giulio Starace. Em uma placa de bronze ao lado, se pode ler o poema de Alberto de Oliveira:
"Neste recanto o amar tudo convida,
Que amor é vida,
Amai! Amai!
Mas, a quem pôs aqui tanta beleza,
A alma da natureza,
Uma oração mandai:
Orai! Orai!"



































PEDRA BALÃO.

O curioso monumento, resultado de erosões, fica também na Serra de São Domingos (aliás boa parte dos pontos turísticos se localizam ao pé da serra.)
Compreende um conjunto de grandes pedras sobrepostas, com cerca de 10 metros de altura, de onde se tem uma vista privilegiada da região. É possível alugar cavalos para passeios nos arredores.










RECANTO JAPONÊS

Réplica de um jardim oriental, o espaço reúne construções e vegetação típica dos recantos japoneses, além de um lago artificial cheio de carpas coloridas. As caminhadas levam á Casa de Chá, ao caramanchão Azumaya (cópias do Manj-Tei, que existiu nos jardins do pálacio imperial japônes, feito de madeira e telhado de palha) e á fonte dos Três Desejos: Amor, Saúde e Inteligência. A área é toda iluminada por lampiões e é de fácil acesso, também situada em uma vertente da Serra de São Domingos, no bairro jardim dos estados. É possível alugar trajes característicos do japão para tirar fotos.



























CRISTO REDENTOR

Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 m acima do nível do mar, o monumento do Cristo Redentor impressiona pelo seu tamanho e beleza, sendo o terceiro maior do Brasil(O segundo é o de Pouso Alegre , quando for possível irei lá). Idealizada e concretizada por José Raphael Santos Neto, a obra foi inaugurada em 1958. O peso total do monumento é de, aproximadamente, 500 toneladas, sendo que, a imagem do Cristo possui 160 peças, num total de 16 metros de altura. A vista da cidade do alto do Cristo é uma das mais belas paisagens de Poços de Caldas. É um local muito visitado e compartilhado por pessoas que fazem caminhada , já que é possível também descer o Cristo por uma trilha.


















É isso aí galera , espero em breve poder voltar lá , e visitar mais pontos! Até a próxima!